Catequese do Amparo

Translate

CAMINHADAS



CAMINHADAS


Capela São João - Pitões da Júnias


N 41° 49.839 W 007° 58.454 


 Capela São João, fica localizada a Oeste da freguesia de Pitões da Júnias, o trilho até a Capela é de cerca de 4000m e eleva-se até cerca de 1163m de altitude. Deste local poderá contemplar a sul ás águas da barragem da Paradela, para poente observa-se até as antigas Minas dos Carris e a nascente a mata de Porto da laje e Pitões da Júnias.
Todos os anos celebra-se uma romaria até a Capela, durante esse percurso o chamamento do povo é feito por homem da aldeia pelo som de um corno.
O Imagem do São João e as flores são carregados aos regaços das jovens da aldeia.
Os mais novos vão cheios de energia, e os mais velhos agarrados aos cajados, não se deixam ficar pois ninguém melhor de que eles que conhecem todas as pedras do caminho. No final todos se juntam ao abrigo da mata do Porto da Laje, e nada falta, sobre tudo alegria e muita simplicidade que tão bem combina com aquele lugar.
Data: 1º domingo depois do dia 24 de Junho (se o tempo o permitir).





Fui convidado a celebrar esta romaria, até á capela de São João, cheguei por volta da 9h30m, já toda a aldeia se apressava a por pés ao caminho, Só tivemos tempo de depositar a arca das mini´s no tractor, e seguir viagem, na informação relata em 4000m de trilho sim, mas 1º que se chegue ao parque, vai lá vai. para mim fui bastante desgastante, estou em baixo de forma, o que valeu foi a boa companhia, não esquecendo que a compnhia foi aldeia quase toda, mas por fim alcancei o merecido, o topo, que já contava com bastante gente o que me obrigou a deslocar para o penedo vizinho, e foi tempo para recuperar o fôlego, um ou dois trago de agua, com olhos a apreciar as vistas, e depois com os binóculos a tentar ler a matricula do tractor que se via no horizonte. 

 Foi acolhido por uma família, conhecida do meu cunhado, que agradeço vivamente o belo dia passado em vossa companhia. 

Comida e bebida não faltou, e diversão á mistura, tornaram este dia inesquecível.

QUE DEUS ABENÇOE  A TODOS VOCÊS. 

O meu Obrigado


  



São João



Esta terra têm muitos "tesouros"



Maria Madalena [Braga]


N 41° 31.325 W 008° 23.196 




Santa Maria Madalena

Maria Madalena é descrita no Novo Testamento como uma das discípulas mais dedicadas de Jesus Cristo. É considerada santa pelas igrejas Católica, Ortodoxa e Anglicana, sendo celebrada no dia 22 de julho. É também comemorada pela Igreja Luterana com festividades no mesmo dia. A Igreja Ortodoxa também a celebra no segundo domingo após a Páscoa. O nome de Maria Madalena a descreve como sendo natural de Magdala, cidade localizada na costa ocidental do Mar da Galileia.






Segundo a tradição cristã, Maria Madalena era uma prostituta que, arrependida, resolveu seguir o Messias. Já o livro O Santo Graal e a Linhagem Sagrada, afirma que Maria Madalena foi companheira (termo utilizado na época, para esposa) de Jesus Cristo, com quem teve pelo menos dois filhos. 
Depois da Crucificação do marido (Jesus Cristo), ela e a prole teriam se refugiado numa comunidade judaica no sul da França. alguns leitores discutem o mesmo tema, mas com a versão de que Madalena chegou à França apenas com uma criança. Sara. Enquanto o outro filho do casal, Tiago,teria seguido para a Escócia com José de Arimateia.

Afirmam que várias igrejas europeias foram construídas em sua honra, pelo detentores destas verdades. 

ainda tinha muito para dizer mas...

gostei bastante de a visitar pena não poder apreciar por dentro, e ver o que me poderia ser mais revelado...


Mosteiro de Pitões das Júnias


N 41° 49.862 W 007° 56.563 



     
MOSTEIRO DE PITÕES DAS JÚNIAS


O Mosteiro de Pitões das Júnias ou de Santa Maria de Júnias, não tem data definida para a sua fundação, mas presume-se que se situe no final do século IX, quando eremitas se estabeleceram nesta região, vindo depois a organizarem-se em comunidades.
Por outro lado, face a uma inscrição, pouco clara, existente num muro destas ruínas, faz supor a alguns estudiosos que a data da fundação do mosteiro seja 1147, mas já existia com certeza em 1247, quando o Papa Inocêncio IV, intima o mosteiro a filiar-se na ordem cisterciense, passando a depender do Mosteiro de Santa Maria do Bouro.
Durante a Guerra da Restauração da independência portuguesa, depois de 1640, um ataque do exército espanhol à aldeia de Pitões, terminou com um incêndio que deixou o mosteiro em ruínas, com excepção da igreja.
O convento viria a ser recuperado e já no século XVIII, há informação que dá conta de obras importantes na zona conventual, todavia com a extinção das ordens religiosas, em 1834, o convento é abandonado e alguns anos depois deflagra um incêndio que apenas deixa a igreja de pé.
Deste pequeno convento, restam as paredes dos principais compartimentos a algumas arcadas do claustro, a igreja tem ainda o telhado, mas apresenta um aspecto de abandono, apesar de já terem sido feitas obras pela Direcção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais.


 O Mosteiro de Pitôes de Junías!!!???
A convite de um familiar, para passar o dia, nem hesitei, pois já á bastante tempo que ansiava conhecer.

É bastante bonito, mas difícil para descrever,
apenas senti algo de diferente,
uma energia que... 
não dá para explicar.

terei de voltar para vislumbrar toda área envolvente.   










Varanda do Anjo [Sta. Maria do Bouro - Amares]


N 41° 40.321 W 008° 15.281 


MONTE DE S. MIGUEL

O Monte de São Miguel está localizado muito próximo do Santuário de Nossa Senhora da Abadia, em Amares.

Segundo reza a historia o Anjo S. Miguel apareceu aos Pastorinhos de Fátima, em 8 de Maio de 1916, intitulando-se o Anjo de Portugal e Anjo do imaculado Coração de Maria. Desta forma preparou o aparecimento da Virgem Santíssima, em 13 de Maio do ano seguinte. É considerado até hoje por muitos o anjo de Fátima. No cimo do monte foi edificada uma capela em honra de S. Miguel o Anjo, daí o nome de monte São Miguel.


Património edificado

Para além da capela no topo do monte foi erigido um monumento ao Sagrado Coração de Jesus. A estátua, com cerca de 2 metros de altura, foi esculpida por Amálio Maia num bloco monolítico de mármore branco. As obras para implantação deste monumento, iniciaram-se a 3 de Maio de 1946, com o arranjo do local, a construção da plataforma de granito da região e pedestal para a imagem. A estatua foi benzida a 15 Agosto de 1947, e é conhecida pelo nome de Bom Jesus da Paz de Nossa Senhora da Abadia.


Este monumento possui uma varanda onde se observa uma paisagem quase sem fim, com a Vila de Santa Maria do Bouro como lugar mais próximo.


 

 
Neste lugar, senti uma paz enorme, de tal maneira reconfortante, senti-me mais perto de Deus, um silêncio incrível, apenas o ruído do vento, e o som da cascata que se encontra no horizonte.
aconselho a visita pois vale bem a pena.

Podem levar a viatura até ao sopé do monte, mas para mim valeu bem a caminhada.    

















Santuário do Bom Jesus do Monte
N 41° 33.239 W 008° 22.885   As coordenadas levam-no ao começo da escadaria.





Santuário do Bom Jesus do Monte, também referido como Santuário do Bom Jesus de Braga, localiza-se na freguesia de Tenões, na cidade, concelho e distrito de Braga, em Portugal.
Este santuário católico constitui-se num conjunto arquitetónico-paisagístico integrado por uma igreja, um escadório onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus, uma área de mata (Parque do Bom Jesus), alguns hotéis e um funicular (Elevador do Bom Jesus).
A sua peculiar disposição serviu de inspiração para outras construções, como por exemplo o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios emLamego, e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos na cidade de Congonhas, em Minas Gerais, no Brasil.
SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.
As coordenadas levam-no até um miradouro para a cidade de Braga.
































  Vale a pena conhecer e aproveitem a vista.
O miradouro situa-se mais ou menos em Este de São Mamede, o acesso é um pouco acidentado mas o lugar é bastante interessante, onde poderá admirar um Pelourinho em homenagem ao SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.


NOSSA SENHORA DA ABADIA
  
  N41° 40.510 W 008° 15.515 



















Situado em plena Serra do Gerês, o santuário de Nossa Senhora da Abadia é composto pela igreja, pelos edifícios destinados a acolher os romeiros, denominados por Casa das Ofertas e Casa dos Quartéis, pelo cruzeiro implantado ao centro do adro, e pelas capelas da Via Sacra que definem o percurso através do qual se acede ao santuário.
Este percurso evocativo da caminhada de Jesus pelas ruas de Jerusalém, desde o Pretório de Pilatos até ao Calvário (já fora dos muros da cidade), com toda a carga cenográfica e penitencial que lhe é própria, foi recriado com grande frequência durante o barroco. No caso de Nossa Senhora da Abadia, o percurso termina no adro da igreja, de grandes dimensões de forma a poder acolher os peregrinos, numa tendência também barroca de recuperação de antigas tradições, aproximando a religião e a natureza sacralizada, e monumentalizando as possibilidades cenográficas destes espaços.
Segundo a tradição, terá sido uma aparição de Nossa Senhora, ocorrida no século XII, a motivar a edificação de uma primeira ermida, da qual não subsiste qualquer vestígio. O complexo que hoje conhecemos, e que terá sido construído no mesmo local do antigo templo, remonta ao século XVIII. Também conhecida como Santa Maria do Bouro, por ser originária do convento do Bouro, próximo à cidade de Braga, em Portugal. A imagem, muito antiga, pertencia a um recolhimento religioso chamado Mosteiro das Montanhas, que existia naqueles arredores por volta do ano 883. Com a invasão dos sarracenos, os religiosos escaparam levando consigo a imagem da Virgem." (1)
A Devoção
"No tempo do Conde Dom Henrique, um fidalgo chamado Pelágio Amado, tendo-se enviuvado, decidiu consagrar sua vida à oração e à penitência, abandonando a corte. Dirigindo-se a Braga, ali encontra, mais precisamente na ermida de São Miguel, um santo ermitão chamado Frei Lourenço. Pelágio o procura suplicando-lhe para que o aceitasse como discípulo. O velho eremita, a princípio, duvidou que um homem tão débil fosse capaz de seguí-lo em sua vida austeríssima. Frei Lourenço tirou-lhe os nobres trajes e ofereceu-lhe o hábito de eremita. Pelágio cresceu de tal forma na vida de santidade que causou admiração ao próprio mestre.
Cada um vivia em sua cela. Certa noite, o novo eremita Pelágio observou no meio do vale uma grande claridade. Contando ao velho a respeito da estranha luminosidade, na noite seguinte ficaram vigiando e os dois viram o resplendor que saía de uma das pedras iluminando grande parte daqueles vales. Ao amanhecer, trataram de constatar a razão do fenômeno.
Para surpresa de ambos, encontraram entre as pedras uma imagem muito antiga da Virgem Maria. Felizes por tal descoberta, ajoelharam-se agradecendo a Deus por aquele favor. Mudaram as celas do alto do monte para aquele local.
Fizeram uma ermida e ali depositaram reverentemente a santa imagem.

O arcebispo de Braga teve notícia da prodígio e foi pessoalmente visitar o eremitério. Vendo a pobreza com que aqueles homens viviam, ordenou o prelado a construção de uma igreja de pedra lavrada digna de abrigar a Mãe de Deus. Aos poucos foram aparecendo homens dispostos a se consagrarem a Deus e, unidos aos primeiros eremitas, formaram uma comunidade religiosa. Espalhou-se a fama de Nossa Senhora da Abadia. Seus milagres foram-se difundindo pela terra portuguesa. O próprio rei Dom Afonso Henriques foi pessoalmente visitar o santuário, onde deixou uma boa esmola para o culto divino e as necessidades daqueles servos de Deus.


ORAÇÃO a NOSSA SENHORA DA ABADIA
"Ó Virgem Imaculada, Mãe de deus, 
Santa Maria, eu te rogo que ouças 
a minha oração e queiras ser
 o meu auxílio e me protejas, 
em todas as minhas necessidades."                          Oração do séc. XV




Senhora da Lapa




N 41° 36.869 W 008° 11.232


Situado no sopé da Serra da Cabreira, Freguesia de Soutelo, concelho de Vieira do Minho, Distrito de Braga.
Trata-se de um edificio construído a partir de uma gruta natural, onde diz a tradição, ter sido encontrada em 1805 por uma pastorinha, uma imagem da Virgem. Perto do local tinha existido uma ermida fundada no final do sec.XVII, mas abandonada no século seguinte. A aparição foi interpretada como sinal de que a senhora exigia a reconstrução da sua capela, o que foi prontamente cumprido. A ermida foi edificada de modo a usar a gruta como altar, e foi criado um amplo adro capaz de acolher o povo em romaria anual. Cumprida desde então no segundo domingo de  Julho.
Senhora da Lapa é particularmente fantástico,
com a sua capela sem igual,e com o miradouro proporciona-nos  uma paisagem fenomenal  faz com que seja um lugar à qual recomendo, é magico.
Só tive pena de a capela  estar fechada. :(
coordenadas: 

                                                                                   Fé



Situado na freguesia de Cantelães e em plena serra, o Santuário de Nossa Senhora da Fé remonta aos finais do séc. XVIII. O recinto do santuário integra dois coretos, uma fonte, e ainda uma grande Cruz que se avista desde a vila de Vieira do Minho construído nos anos 70 no monte da Senhora da Fé, em cimento armado e ferro, com 30 metros de altura. É no 1º Domingo de Junho que o Santuário acolhe anualmente uma peregrinação do arciprestado de Vieira do Minho. 


Coordenadas:N 41° 39.504 W 008° 07.988 



engraçado não tinha esta programada mas devido a um erro aqui viemos parar, aqui fica também um local bem interessante. voltarei para uma nova visita.



 São Bento da Porta Aberta





São Bento da Porta Aberta caracteriza-se por um templo religioso, situado na freguesia de Rio Caldo, nas proximidades da albufeira da Caniçada. Apresenta-se como o segundo Santuário mais visitado no contexto nacional, por esta razão, o recinto e a zona envolvente tem sido alvo de remodelações e inovações acrescidas, de forma a tornar-se num espaço religioso e turística atractivo.

Para favorecer as festas litúrgicas de S. Bento e para a comodidade dos milhares de fieis que o visitam, acrescentaram ao Santuário uma cripta de ampla envergadura numa arquitectura moderna que contempla espaços múltiplos de cariz religioso e cultural.

Este local era de passagem obrigatória da comunidade piscatória da Póvoa de Varzim que aqui vinha a pé, alguns chegavam no mesmo dia.  


De passagem parei para tirar a foto.



Um pouco de historia

São Bento nasceu na cidade italiana de Núrsia, em 24 de Março do ano 480. Filho de uma família nobre e cristã, é enviado para Roma para completar os estudos. Decepcionado com o estilo de vida da cidade, parte para o monte Subiaco, onde numa gruta, durante 3 anos, se dedica à reflexão. Seguidamente, funda a Ordem Beneditina, cujo lema está espalhado na celebre regra "Ora et Labora" - Reza e Trabalha.
Após uma vida consagrada a Deus e aos outros, realizando prodígios e milagres, morre a 21 de Março de 547.